domingo, 19 de dezembro de 2010

Efemeridade



Com um olhar distante, olhos meio vagos, meio fixos, mas detidos no horizonte.
Começo a pensar do porquê de tanta efemeridade nos relacionamentos atuais, da falta de proximidade, cumplicidade, companheirismo, amizade, curiosidade, compaixão.
Parece que tudo começa, mais não criam-se vínculos sólidos, prazer de estar com o outro, alegria nas descobertas em comum, dividir sensações, emoções, convívio, rotina.
Não se vê mais tolerância e paciência entre os casais, respeito pelas diferenças, vibrar com a vitória do outro. O que se vê, é cada vez mais individualismo, egoísmo, inveja (sim, entre casais há inveja e disputa), comodismo, aparências.
Fico pensando o que mais motivou à isso, porque desde que o mundo é mundo, as pessoas se relacionam, formam famílias e de uns anos para cá, é cada mais expressivo o número de pessoas inteligentes, graduadas, pós-graduadas, com bons empregos, mas cada vez mais sozinhas e reclamando de solidão, da falta que faz um par nas suas vidas. Mas porque?
Aí muitos homens vão dizer : "Ahhh hoje em dia as mulheres não querem mais nada sério, só curtição" e as mulheres dirão a mesma coisa" Ahhh esses caras, não tem firmeza no que querem, não levam mulher nenhuma à sério, não querem compromisso, preferem só ficar, sem elos e vínculos porque é mais cômodo" .
Pois é, as mesmas reclamações dos dois lados, e aonde está a resposta? De qual lado vem ?
O engraçado, é que todas as pessoas que eu converso, sejam homens ou mulheres dizem a mesma coisa; que são pessoas sérias procurando um relacionamento sério e estável. Oras, então como ainda existe tanta gente sozinha, se todos estão buscando a mesma coisa ?
Eu não consigo compreender, parece-me este o século da solidão ?!
Acho mesmo que hoje em dia, com tanta falta de opção legal de encontrar alguém que queira mesmo um relacionamento sério, que seja sincero, de boa família e formação, estável tanto emocionalmente quanto financeiramente, que homens e mulheres, estão preferindo pensar mil vezes, antes de trocar sua liberdade, sua individualidade, para ficar investindo em qualquer pessoa e dividindo seu mundo com alguém que não valha mesmo à pena, que não esteja na mesma sintonia.
Mas como descobrir, se não tentarmos? Medo de arriscar ? Mas viver já é correr riscos.
E assim, vai caminhando a humanidade, buscando, tentando (menos que outrora), encontrar a sua cara-metade, alguém que seja o encaixe "perfeito" ou mais perto da perfeição possível para compartilhar uma vida
à dois.
Enquanto isso, continuamos, seguindo à sós o nosso caminho, apenas com a nossa própria companhia, que diga-se de passagem, às vezes é mil vezes melhor.

12 comentários:

  1. Acho que a busca pelo amor perfeito é uma constante humana, sendo que esse "perfeito" é variável de acordo com cada um
    O que falta? Romantismo, comprometimento e entrega, independente de se tratar de homem ou mulher. As pessoas tem medo do por vir e com isso deixam de experimentar e, consequentemente, de correr o agradável risco de ser feliz!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, por coincidência, esse seu post FOI PRA MIM TÃO DOLOROSO quanto o da Barbara lá no Blog dela!!! Vocês escreveram com o mesmo sentimento... aquele sentimento que chega a "doer".

    Concordo que as relações hoje fúteis, banais, sem tempo, sem compromisso e sem entrega... gera relações sem atenção, às vezes sem respeito, às vezes sem romantismo, talvez, até sem amor! Tudo efêmero ao meu ver, se desperdiça, se estraga fácil. E falamos aqui de sentimentos! E quando nem ele e nem ela se entregam ou não sabem se entregar e cobram mais do que fazem sua parte, ou esperam o outro fazer mais do ele/ela mesmo poderia estar fazendo, o sentimento torna-se um euqívoco e o relacionamento tende a fracassar.

    Isso acontece, e MUITAS VEZES, até.

    A gente tem que saber levar, saber contornar, e se não vemos "esperança" ou "futuro" com esse amado/amada, partimos pra outra. Assim é a vida, assim são as pessoas e assim, infelizmente também são os relacionamentos amorosos. Ou a falta deles.

    A desistência de ser feliz com alguém é que JAMAIS, NUNCA pode ser abandonada!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela,
    eu também não consigo entender como a maioria das pessoas andam estranhas por aí. Estressadas ao extremo e sem se importar com o próximo, muitas vezes da própria família. Todos nós temos nossos defeitos, mas precisamos refletir e tentar sempre caminhar pra frente e atravessando os obstáculos por piores que pareçam. E principalmente agora, próximo ao Natal, talvez seja um bom ponto de partida.
    Uma ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.
    Daniela, tem selo do Humor pra vC na data
    (19/12) abraços e Ótima Semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá, passando pra dizer que tenho alguns selos pra você em meu blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Daniela, gosto do jeito que escreve, obrigado pelo comentário gentil na última postagem, ainda bem que foi apenas um susto, meu cachorro está tendo uma excelente recuperação.
    Mas falando do assunto da postagem, que é o que importa, eu não vejo isso só em casais, mas em amigos também. O "eu te amo" acabou virando "bom dia" e na primeira contrariedade uma "amizade profunda e eterna", um casamento "na saúde e na doença" viram cinzas.
    O problema tá no ser humano mesmo, que adora reclamar, reclamar, mas não faz nada pra mudar e acaba indo no embalo dos outros.

    ResponderExcluir
  7. Você retratou muito bem o fenômeno atual. Muita inveja, competição e exigências. Se a mulher ganha pouco, é uma fracassada; se ganha muito, o cara se sente mal e vai embora. Se ele ganha pouco, ela vai embora. Se ele ganha muito, ela reclama que tem que ganhar mais. E isso só no lado financeiro. Porque os outros campos de um relacionamento estão igualmente sofrendo.Não há um pingo de tolerância pelas diferenças.

    ResponderExcluir
  8. Olá Daniela, obrigado pela visita e pelo comentário. Muito bem seu texto a respeito dos casais de hoje em dia (ou melhor, das pessoas solteiros e as reclamações por falta de opção). Como já tinha escrito no texto "Depois da paixão", noto que as pessoas além de fúteis, colocam nos ombros de outra pessoa toda a responsabilidade. Bem como relatou, hoje em dia também falta compreensão, respeito e a agressividade entre os casais parece ser a "tona" da vez.
    Belo texto, parabéns.
    Estou te seguindo também. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Ola querida,obrigada por passar no blog,e deixar seu rastro,To no seu.Sinceramente nao li tda a postagem,to com problemas na cervical e nao consigo prestar a atenção.Mas uma coisa eu sei,todos os relacionamentos são difíceis demais,A gente se esforça muito pra td da certo e tem dias que isso nos esgota.No entanto nao da p deixar a peteca cair né?
    Boa semana,beijao

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu acho que tudo é efêmero, tudo é passagem. O que importa é ter prazer na viagem :O
    Beijo, amiga carioca que tanto adoro :*

    ResponderExcluir
  11. Século da solidão. Todos buscando o outro e sós.
    Vai entender as faltas dos encontros?
    Parei de tentar encontrar respostas.

    Excelente, como sempre, a reflexão.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir