domingo, 26 de dezembro de 2010

Suas Próximas 8.760 Horas


Você já parou para pensar que o ano que está terminando teve 8.760 horas e que, provavelmente, elas tenham sido decisivas em sua vida?
Nesta época, desejamos às pessoas que amamos saúde, paz e dinheiro.
Antes disso, deveríamos desejar-lhes sabedoria para ocupar bem o seu tempo.
Os grandes benfeitores da humanidade só foram grandes porque souberam aproveitar seu tempo.
Victor Hugo, inspirado escritor francês, escreveu que “A vida é muito curta, mas que nós a encurtamos ainda mais desperdiçando nosso tempo”.
E Charles Darwin, o cientista inglês que revolucionou o mundo com a teoria da evolução, ao chegar ao fim da existência, sentenciou “O homem que tem a coragem de desperdiçar uma só hora de seu tempo é porque não descobriu o valor da vida”.
O tempo é o mais valioso patrimônio da vida. Millôr Fernandes tinha razão ao escrever que “Quem mata o tempo não é um assassino, é um suicida”.
Uma coisa é certa: o tempo que desperdiçamos nos será um dia cobrado pela vida.
A sabedoria popular diz que: “Quatro coisas não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra proferida, a ocasião perdida e o tempo passado”.
Perdemos muito tempo, com coisas fúteis, brigas e discussões sem razão de ser, desperdiçando tempo valioso com coisas que nao tem propósito, ao invés de dedicarmos esse tempo em coisas que nos darão um retorno, pessoal ou coletivo.
Uma leitura de um bom livro, uma meditação é tempo certo e garantido, um tempo pra se ver um bom filme, visitar aquela pessoa que você não vê há tempos, ligar para algúem que mora ao seu lado, no seu bairro, mas que por falta de tempo, vc nunca liga.
Tempo para dizer um 'olá' quando entramos no elevador e muitas vezes por estarmos sem tempo, nem isso fazemos, ignoramos o outro que está ali na sua frente.
Tempo para apreciar o nascer do sol, a chegada da lua que brilha no céu.
Tempo para estudar e se reciclar.
Tempo para aprender e ensinar.
Tempo para ouvir música.
Tempo para ouvir sua própria voz.
Tempo para sentar-se à mesa e fazer sua refeição.
Tempo para dedicar ao outro que te pede um pouco de atenção.
Reclama-se de muita falta de tempo, quando na verdade, não sabemos aproveitar o tempo que nos foi dado pelo Criador.
Ao fim de cada período de tempo, seja de um dia ou de um ano, deveríamos fazer um balanço, debitando o tempo perdido como de prejuízo à nossa própria felicidade e creditando aquelas horas bem aproveitadas na conta dos dividendos para uma eternidade cada vez mais feliz.
Vai começar mais um tempo de 8.760 horas, ele está aí batendo na sua porta.
Aproveite-as, uma a uma, da melhor maneira para você e para quem te cerca.
Aproveite seu tempo, de verdade.

Carpe Diem !!!!

6 comentários:

  1. Teu texto veio a calhar! Complicado quando a gente vê que alguém está prestes a tomar uma atitude que pode lhe custar toda uma vida bonita, não é? Tô vendo isso acontecer, sem poder intervir. As pessoas ainda insistem em algumas burrices que eu não entendo e nem aceito. Vida...
    Voltei! Bj.

    ResponderExcluir
  2. É duro mesmo, ver td de camarote e nd poder fazer...pq cada um é dono do seu tempo... e faz o que bem quer deles... porém nem sempre é o mais acertado e não aproveita da melhor maneira.
    Adorei tua volta... tava sentindo falta.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Indicada pelo meu amigo Luan (sutil desvairo) visitei teu blog.. curti mt!
    Realmente.. O TEMPO é precioso e único!

    Interessantes suas reflaxões.. se tiver um tempinho dê uma espiadinha no meu.. rsrsrs..
    http://nomeucantocotidiano.blogspot.com/

    ;*

    ResponderExcluir
  4. O tempo pode ser um ALIADO como pode ser um INIMIGO... precisamos é saber levá-lo e encará-lo com certa cumpolicidade; já dizia Einstein: "O tempo é relativo", rs.

    Há uma música bonitona sobre o Tempo que se chama justamente "TIME", do Pink Floyd!!! Enquanto lia o post, lembrei dela. E tem tudo a ver com esse texto!

    Bjs, Dani
    www.vemaquinomeublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu procuro não ficar cronometrando muito meu tempo, mas procuro viver o presente fazendo dele algo proveitoso e estou tentando tirar minha irmã menor de uma teia que foi tecida por ela mesma e outras pessoas aqui na internet e que tomam horas do tempo dela, tempo que ela deveria estar aproveitando, porque a vida é curta e o tempo não tem pena de ninguém, quando vc vê, ficou velho, morreu e pá. Adoro suas reflexões.

    ResponderExcluir