sábado, 20 de novembro de 2010

A pessoa perfeita e o convívio à dois

Não é incomum, em pleno século XXI, as pessoas ainda se questionarem, acerca da pessoa certa, o par perfeito.
E lá vem a pergunta que não quer calar : Existe a pessoa perfeita?
Eu não acredito que existam pessoas perfeitas, mas sim pessoas com interesses e hábitos parecidos, que se assemelham aos nossos desejos, sonhos, pensamentos, hábitos e acreditamos por fim, que sim, essa é a pessoa perfeita!
Na verdade, nenhuma pessoa é perfeita, porque nós seres humanos, somos totalmente imperfeitos e passíveis de erros, com vários defeitos, alguns podem ser amenizados, outros nem tanto, depende muito da força que você aplica para modificar o que possa ser considerado "defeito" e querer melhorar ele em você.
Tudo depende do prisma que se é observado, pois o que pode ser um defeito para uns, não são para outros.
Claro, que existem "defeitos" que podem ser ajustados, afinal conviver à dois não é uma das tarefas mais fáceis que temos ao longo da vida, mesmo porque cada ser humano é único, tem suas particularidades, manias, história de vida, a própria criação, o modo de ver, pensar e sentir diferentes, isso tudo é a bagagem que cada indivíduo traz com ele, que carrega ao logo da vida e mesmo que não queira, essa bagagem toda vai sim influenciar no convívio à dois, então se existirem muitas arestas à serem aparadas, claro que o relacionamento não decola e aí nos pegamos dizendo: "Não era a pessoa perfeita, a pessoa certa!"
Só que da mesma forma que alguém não é perfeito para nós, nós também não somos perfeitos para o outro.
Tentar nos adequarmos aos hábitos, ao estilo de vida do outro, não é nada fácil, requer muita devoção, abrir mão de certas coisas, saber e querer ceder e nem todo mundo está preparado para isso, para esta doação, porque aí esbarramos com um "defeito" importante, o egoísmo, e todo ser humano carrega dentro de si este sentimento,em algumas pessoas em maior escala, em outras nem tanto, mas que de certa forma, pode-se enxergá-lo como auto preservação. Aí você me pergunta: Como assim auto preservação ?
Digo, no sentindo, de que se doar demais, ceder demais, perde-se a própria personalidade e eu concordo com isso, porque acabamos que deixamos de ser nós mesmos para ser e viver o outro, e isso já esbarra em outro sentimento importante : o amor - próprio, que temos e devemos sentir por nós mesmos, sem ele perdemos nossa identidade, nossa essência e o nosso eu!
Aí podem me dizer: E qual é a saída ?
A saída é o equilíbrio, você saber dosar todos esses sentimentos juntos e misturados e fazer o outro enxergar até aonde vai o seu limite e aonde termina o do outro, respeitando o espaço do outro. Não é porque você gosta de pipoca e guaraná que o outro tem que gostar também, mas você pode respeitar o gosto do outro, não é porque você é louca por dançar, que o outro tem que ser, mas  pode respeitar o outro querer sair para dançar e enquanto isso, você vai fazer o que você curte também, sem deixar com isso de respeitar o parceiro (a), ninguém tolindo e se aborrecendo com os gostos do outro, torna o convívio à dois mais leve, mais prazeiroso!
A maioria dos relacionamentos, ao longo do tempo não dão certo ou caem na temível rotina, porque tem o errôneo pensamento, de que à partir do momento que se decidiu partilhar uma vida à dois, o indivíduo relaciona logo com "prisão", ou seja, não está mais "livre" para fazer as mesmas coisas (de que sempre gostou) que até bem pouco tempo atrás ele tinha toda liberdade para fazer, só que na verdade, todos continuamos livres, somos livres, só que com um "plus" temos alguém para amar e alguém que nos ame, que se importe com a gente, que saiam e se divirtam juntos, alguém que você pode contar seus medos, seus sonhos, alguém para dar risadas com você, alguém especial que você pode comentar aquele artigo que leu, aquele filme que viu, alguém que pode te aconselhar, dar palpites positivos nas suas decisões mais importantes, enfim alguém que te ame e com quem você pode contar !!
Penso, que os relacionamentos melhorariam consideravelmente, se todos tivessem e colocassem em prática essa visão de relacionamento sadio, porque nada nessa vida é fácil, nem mesmo o amor!
Quem foi que disse que amar é fácil ?
Mas podemos tentar, concorda ?

13 comentários:

  1. É acho que é mais saudavel para meu coração
    fazer a Coco Chanel e so ter amantes
    amor ta dificílimo nesses tempos

    http://agbcinderela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Me perdoe meu amor, mas hj não é o meu dia... Meu pai foi internado e meu cel foi detruído. Tive chance de salvar o chip. assim q encontrar ouro aparelho, te aviso. Bjs!.

    ResponderExcluir
  3. Eu já achava o amor difícil. Agora então...rsrs.
    Isso pq você não citou ciúmes, possessão, problemas financeiros, sogros, sogras familia em geral, amigos e falsos amigos entre outras coisas. É muito difícil criar uma armadura contra tudo isso. Bem, meus pais conseguiram, meus avós tambem, porem eram outros tempos.

    Inclusive no meu blog tem um post chamado "formas de amor" que fala mais do lado científico do amor inclusive da libido que "intoxica" nosso corpo quando estamos apaixonados (não amando). De uma lida, acho que vai complementar seu raciocínio.

    Seu texto foi excelente...E desistir nunca...rsrs

    Um Abraço do Macaco.

    ResponderExcluir
  4. Gostei... um dos textos mais "profundos" seus, rs. Eita!!! =P

    Mas concordo com tudo que falou. Talvez, essa busca pela perfeição amorosa, é que nos faz sofrer demasiadamente e precipitadamente, quando deveríamos era apenas entender, compreender e aceitar OU NÃO, o outro como parceiro(a).

    Esse trecho diz muito: "Eu não acredito que existam pessoas perfeitas, mas sim pessoas com interesses e hábitos parecidos, que se assemelham aos nossos desejos, sonhos, pensamentos, hábitos e acreditamos por fim, que sim, essa é a pessoa perfeita!"

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Realmente Macaco, não comentei sobre o ciumes, problemas financeiros,família preferi até deixar para um outro tópico à parte. Afinal, são inúmeras variáveis que podem sim desequilibrar o convívio à dois, caso não se tenha um amor sólido e bastante equilíbrio e doação.
    Mas fico mto contente que tenha gostado do meu texto.
    A idéia é não desistir de amar jamais !!!

    Vou lá ler teu post, pra dar uma visão maior ao meu :-) Obrigada!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. E como concordo. Escreves mto bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Talvez relacionar seja o que há de mais difícil e também o que há de melhor na humanidade. Bela escrita e escolha do tema, pois quem nunca teve problema nessa área? Que possamos ir aprendendo a interagir com imperfeitos e nossas imperfeições de modo que traga mais leveza e alegria que dores, ainda que muitas sejam inevitáveis, pra perto de nós. Particularmente, diferenças é o que me atrai mais que semelhanças, adoro novidades. O respeito é algo importante nessa aprendizagem. Falta tolerância em pleno século XXI ainda.

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, até porque não existe pessoa perfeita, nem do ponto de vista psíquico e até mesmo estético.Precisamos encarar a outra pessoa de forma sincera e real.
    Abraços Daniela e um Ótimo Domingo =*

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Laura, exatamente como eu disse, não existem pessoas perfeitas, msm pq nós mesmos não somos perfeitos. Somos todos cheios de imperfeições.
    E encarar o outro de forma sincera e real é o primeiro passo sim, para o amor!
    Abraços e ótimo resto de Domingo e ótima semana :-)

    ResponderExcluir
  10. Achei ótimo o seu texto.Parabéns você escreve muito bem.Obrigado por seguir o meu blog.Já estou te seguindo.Boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Conviver a dois é sempre complicado, como vc mesmo disse tbm ñ acredito que exista a pessoa perfeita e tentar buscar isso incessantemente só trás chateação e sofrimento.

    Amar todos nos amaremos, pelo menos acho, o "x" da questão é se vamos conseguir conviver sem tentar mudar o outro, são as diferenças a principal pimenta da relação.

    Numa época dessas fui noivo aos 18 anos (tiro na consciência) e mesmo tão jovem me sentia casado a décacas, muita cobrança para pouco tempo, então nem cedo invento algo parecido com isso.

    Gostei do texto, bjs

    ResponderExcluir
  12. Pois é Kiko,
    Conviver à dois é mto complicado, como falei no meu texto, são diversas variáveis, que influenciam, à isto, criação diferente, gostos, hábitos, enfim...
    É bem aquilo que falei, respeitar o espaço do outro e não mudá-lo, pq é na essência individual que as pessoas se complementam.

    São exatamente essas cobranças que tornam qualquer relacionamento, maçante e sufocante!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Amar é uma questão de disponibilidade; ou nos dispomos ao amor, ou simplesmente não chegaremos ao amor.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir